segunda-feira, maio 24, 2004

Semana da boa nutrição

MAÇÃ: «Os ingleses dizem que «an aplle a day keeps the doctor away» e parece que esta frase tem fundamento, pois as propriedades terapêuticas da maçã são inúmeras e provêm dos seus nutrientes, onde se destacam o cálcio, o magnésio, o fósforo, a vitamina C, o betacaroteno e a pectina.
Um estudo australiano publicado no Journal of the American College of Nutrition defende que a ingestão regular de maçãs impede o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de rugas – protegendo a pele dos efeitos nocivos dos raios solares. Um outro achado, no mínimo curioso, divulgado no British Journal of Dermatology é que um composto químico existente nas maçãs promove o crescimento do cabelo.
Os antioxidantes existentes na maçã parecem ser eficazes a nível cerebral, protegendo-nos do processo de deterioração mental associado à idade. Mas não é só: o consumo de maçãs parece inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, nomeadamente no cancro da vesícula, do pulmão e da próstata, entre outros, e diminuir o risco de acidente vascular cerebral. O coração também beneficia da ingestão assídua de maçãs: uma pesquisa publicada no British Medical Journal refere que as pessoas cuja dieta é rica em alimentos com flavonóides – como a maçã – têm menor probabilidade de vir a ter doenças coronárias.»

[SOS Saúde – Março 2004]

Hei... Amigos, vamos lá comer uma maçãzita por dia.
Além dos bons efeitos referidos acima, a maçã tem outra excelente propriedade: a de desinfectar as gengivas e as mucosas da boca.
Saibam que, uma maçã ingerida após uma refeição, "limpa" os dentes. Actua como antibacteriano.

  • |
  • a href="http://www.haloscan.com/">Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com