sexta-feira, março 26, 2004

Monopólios

A Portugal Telecom está entre as duas mil maiores empresas mundiais, segundo revela a revista norte-americana Forbes. Uma boa marca para um império que vai muito mais além do que o reinado dos telefones e chega ao ramo da comunicação social. Mas não é de jornais nem de rádios que reside a raiz do problema. A PT é aquilo que é hoje porque detém o monopólio do mercado e isso permite-lhe agir como bem entender em relação ao consumidor.

Nos países democratas é natural haver mais do que uma empresa a fornecer um determinado serviço, mesmo que esse serviço seja público. Em Portugal é precisamente o contrário. E um problema grave é a questão das telecomunicações. Se quisermos instalar um telefone, temos de bater à porta da PT. Não há outra alternativa. Isso permite-lhes cobrar preços exorbitantes pelo aluguer do aparelho. Em minha casa, por exemplo, pagámos mais de aluguer do que propriamente de chamadas telefónicas. É grave.

Não temos alternativas. Por isso, olho para a realidade e encolho os ombros. Não há mérito nenhum na proeza da Portugal Telecom, que está entre as duas mil maiores empresas mundiais. Nesta ditadura de mercado qualquer um seria capaz de chegar lá. Quando teremos a democracia dos telefones?

  • |
  • a href="http://www.haloscan.com/">Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com