terça-feira, novembro 18, 2003

Como se faz e não como se pensa: Quase todos nós dizemos que as aulas no ensino superior têm uma grande componente teórica e o mínimo dos mínimos no que diz respeito à prática. Por isso quando um jovem chega ao mercado de trabalho, sente dificuldades extremas para se integrar num meio em que a maneira como se faz (e não a maneira como se pensa) está na base de toda a diferença. Não é só quem traça os programas curriculares que tem culpas no cartório. Muitas vezes, o problema começa e acaba nos nossos professores, sem a noção do que é a prática daquilo que ensinam. Há casos e casos de jovens docentes que leccionam no ensino superior e nunca na vida exerceram a profissão para a qual estudaram durante anos a fio. Obviamente porque o mercado de trabalho está saturado e as dificuldades em conseguir colocação são gritantes, mas, às vezes, os motivos são outros. Vêem no ensino o caminho mais curto para o sucesso. Mas que tipo de experiência estes professores podem transmitir aos alunos?

  • |
  • a href="http://www.haloscan.com/">Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com