quarta-feira, novembro 05, 2003

Ver no escuro: Gostava de partilhar algo que me tem acontecido ultimamente, enquanto perco parte do meu tempo à procura de casa nova. Tenho lidado com várias pessoas desconhecidas e não sei se quem está à minha frente é sério, honesto, se me diz a verdade e se merece a minha confiança. O exercício de adivinhação repete-se sempre que conheço alguém: procurar despir as palavras que me chegam ao ouvido, procurar estudar os tiques, os pequenos gestos e os comportamentos. É como ver no escuro. Ando a aprender a ver no escuro, a ler um livro sem letras, a lavar as mãos sem água, em suma, sinto que todas as desconfianças são legítimas, mesmo que esteja à nossa frente o mais fiel de todos os seres humanos. Mas causa-me impressão precisamente isto: será que aquilo que me dizem é verdade? Estarei a ser enganado? Devo confiar? É como estar no meio de uma encruzilhada, ter de optar por um caminho e todos dão indicações por este e por aquele lado. É desgastante.

  • |
  • a href="http://www.haloscan.com/">Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com