quarta-feira, outubro 15, 2003

A vantagem de ser português no Mundo: Ainda ontem, recordei esta história à Maria, hoje vou partilhá-la com vocês, porque ser português no Mundo tem as suas vantagens. Em Dezembro do ano passado, questões de ordem profissional levaram-me até Paris, onde passei quatro maravilhosos dias bem perto da Torre Eiffel. No regresso, uma surpresa. Estava no aeroporto de Orly a fazer o check-in quando as autoridades suspeitaram que escondia uma faca (obviamente que se tratava de um lapso) na minha bagagem de mão. Uma mulher polícia depressa se dirigiu a mim com cara de poucos amigos, mandou-me abrir a mala, ordenou-me que tirasse tudo o que tinha lá dentro. Fê-lo num tom de voz rude, austero e implacável. Mas depressa mudou de tom. Assim, de repente, em breves segundos. Quando sentiu - note-se bem, «sentiu» - que era português mudou literalmente o comportamento. Apresentou-se. Pediu-me desculpas. Disse-me que tinha havido um engano. Ela também se sentia portuguesa. Nasceu em França, mas era filha de emigrantes. Também acho que se chamava Maria...

  • |
  • a href="http://www.haloscan.com/">Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com